sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PRODUTOS MARMORIZADOS: REQUINTE E ORIGINALIDADE.


A Rota do Papel está com um portfólio de álbuns, livros de assinaturas e caixas confeccionados com papéis marmorizados, o que os tornam peças únicas devido à técnica empregada.

E você? Sabe reconhecer um papel marmorizado?

A marmorização é uma técnica antiga de pintura, que consiste em fazer flutuar pigmentos na superfície de um líquido e de transferi-los para outro material como o papel, a tela, madeira, couro, cerâmica etc. Uma característica fundamental dessa técnica é que seus originais são exclusivos e não podem ser repetidos.

E não é só a marmorização que torna os produtos da Rota tão especiais. A lombada dos álbuns e agendas é confeccionada com papéis saphir. De origem holandesa, o saphir é um tecido acoplado a uma base de papel, com uma textura em linho.


Dicas de marmorização
Se o líquido sobre o qual será desenvolvida a técnica for água pura, com um ligeiro movimento que aplicarmos, como por exemplo, um sopro, a pintura deformará ou formará uma nova imagem. Se espessarmos este líquido e o deixarmos mais denso, sua fluidez e movimento serão menores, assim podermos desenhar com mais precisão e dirigir nossos movimentos.

Nenhum comentário: